segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Problemas ao abrir o Server Manager no Win 2K8 R2


Olá vamos a mais um post!

Desta vez mostraremos um passo a passo de como realizar troubleshooting em casos onde o server manager não abre! Você precisa adicionar uma nova "feature" ou "role" e a seguinte mensagem de erro é exibida:

Para resolvermos este tipo de problema, devemos seguir os passos abaixo:

1.  Instalação do checksur
Você precisará baixar e instalar o kb 947821 - disponível em http://support.microsoft.com/kb/947821

2.    Após instalar o Kb, você precisa verificar o log checksur.log que está localizado em: C:\Windows\Logs\CBS
No log checksur.log você encontrará algo similar ao log abaixo:
Para identificar o arquivo corrompido você irá procurar pelos arquivos descritos abaixo de “Unavailable repair files:” (Confome o exemplo abaixo)


 Neste caso os arquivos corrompidos são:


Package_for_KB2545698_RTM~31bf3856ad364e35~amd64~~6.1.1.3.mum
Package_for_KB2545698_RTM~31bf3856ad364e35~amd64~~6.1.1.3.cat

3. Uma vez que você identificou os arquivos que estão corrompidos, a maneira mais rápida de resolver o problema é copiar estes mesmos arquivos de um servidor que tem o Server Manager funcional
Os arquivos podem ser localizados no diretório C:\Windows\Servicing\Package na máquina que está saudável.

4. Copie ambos os arquivos que você identificou como corrompidos para o desktop da máquina que está tendo problema.

5. Para que você possa copiar os arquivos do servidor de destino para a pasta correta C:\Windows\Servicing\Package você precisára executar dois comandos:

takeown /F c:\Windows\Servicing\Packages /D y /R
cacls c:\Windows\Servicing\Packages /E /T /C /G "UserName":F
             
O primeiro comando toma o ownership da pasta.
O segundo comando dá permissões para o usuário designado em “Username”

6. Após executar os comandos acima, você será capaz de copiar e substituir os arquivos que trouxemos da outra máquina (Máquina saudável)

7. Após substituir os arquivos feche o server manager (Se estiver aberto) e abra-o novamente. Na maioria das vezes estes passos são suficientes para resolver  o problema.

Em alguns casos você poderá ter uma nova mensagem de erro ao Abrir o Server Manager


Unexpected error refreshing Server Manager: The default authentication level for Component Services is currently set to None. It is recommended that you change this setting to Connect. To change the default authentication level, click Start, point to Administrative Tools, and then click Component Services. In the Component Services snap-in hierarchy pane, expand Component Services, expand Computers, right-click My Computer, and then click Properties. In the Properties dialog box, on the Default Properties tab, change the default authentication level to Connect.


Neste caso apenas seguimos as instruções fornecidas pelo erro:


8. Abrimos o menu Iniciar >>> Administrative Tools >>>> Component Services


9. Na console do Component Services expandir Component Services, expandir Computers, clicar com o botão direito do mouse em meu computador e clicar em Properties



10. Em properties, vá até a aba Default Properties e mude o nível de autenticação para Connect, conforme a imagem abaixo:


11.    Abra o Server Manager e provavelmente ele está funcionando!

Espero que este post ajude muitas pessoas a resolverem este tipo de problema, não só para o erro mencionado acima o 0x800F0818, mas também outros como por exemplo 0x80070490 e o 0x800706BE.

Em todos os casos o sistema operacional é o Windows Server 2008 R2

Abraços e até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário